Objetivos do Fórum de Contabilidade AGO

O objetivo principal, deste blog, é reafirmar a importância da contabilidade.

O seu uso é tão difundido que ela se tornou algo natural como o ar e, por isso, a sua importância passa, praticamente, despercebida.

Na realidade, sem a contabilidade não existiria empresas, particularmente as grandes, e sem estas o desenvolvimento econômico seria insignificante. 

A contabilidade passou a existir, como ciência, depois da Teoria da Partida Dobrada(Todo débito corresponde a um crédito de igual valor), elaborada pelo frei Lucca Pacciolo.

Segundo o filósofo alemão, Goethe, esta teoria é uma das mais importantes da humanidade. Ela é de uma simplicidade inacreditável: todas as transações financeiras que acontecem na empresa são, total e perfeitamente, controladas através de débitos e créditos. Desta maneira, a contabilidade sempre disponibiliza a posição financeira, da empresa, e a apuração de resultados econômicos, num determinado período.

No Brasil, a contabilidade é considerada como um instrumento para controlar e apurar impostos, unicamente. Esta percepção é absolutamente menor e errônea.

Na realidade a contabilidade é a ciência que permite e possibilita a gestão empresarial com eficiência, produtividade, competitividade e rentabilidade.

É, praticamente, impossível a existência de administradores e dirigentes empresariais, bem sucedidos, sem conhecimentos profundos de contabilidade. Nos EUA pesquisas indicam que mais de 90% dos CEOs, de grandes empresas, são “experts” em contabilidade.

O outro objetivo, deste nosso blog, é colocar a disposição dos interessados, por contabilidade, qualquer material (cursos, livros, artigos, vídeos, etc.) que facilitem, de uma maneira simples, fácil e didática, a compreensão dos problemas da prática de contabilidade.